O Congresso receberá, até o dia 15 de fevereiro de 2013, propostas para as seguintes modalidades de apresentação:

1)    PAINEIS

Cada Painel será organizado por Sociedades Científicas, Centros de Investigação, Programas de Pós-graduação ou Grupos de pesquisa.  Deverá ter a duração de 2 horas, ser proposto pela Coordenação da Sociedade, Centro, Programa ou Grupo, prever ao menos 3 integrantes e designar um coordenador para a sessão. O Painel será indicado na Programação pelo nome da Sociedade, Centro, etc. correspondentes, e não por um eventual eixo temático (i.e. “Painel do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da UC” ou "Painel da Sociedade Brasileira de Retórica"). Cada Sociedade, Centro, etc. poderá apresentar somente um Painel.

 

2)    SESSÕES TEMÁTICAS COORDENADAS

Cada sessão terá a duração de 1h 30min, dela participando 3 integrantes. Deverá prever-se, para cada um dos seus membros, 20 minutos de apresentação e 10 minutos de debate. A proposta de sessão é franqueada a qualquer sócio da SBEC/APEC. Será necessária a indicação do eixo temático no título, o qual, espera-se, dialogará com o tema do Congresso ("O futuro do passado")..

 

3)    COMUNICAÇÕES ORAIS LIVRES

A comunicação terá a duração de 20 minutos, e outros 10 destinados a debate. É reservada a mestrandos ou pesquisadores de nível superior (mestres, doutorandos doutores). Não se exige que essas comunicações dialoguem com o tema do Congresso

 

4)    POSTERS

O poster deverá ser confeccionado nas medidas 1,20 mt (altura) x 0,90 (largura). Um resumo deverá ser enviado para inscrição e avaliação da Comissão Científica.

 

5)    CONVERSA COM O AUTOR

A Comissão Científica avaliará a proposta de sessões dedicadas à apresentação pública de uma obra organizada, monografia, revista temática, catálogo ou tradução publicadas a partir de 2010. A sessão deverá ser proposta pelo seu Autor ou Organizador por meio de formulário específico e deverá conter, além dos dados bibliográficos completos, um resumo da obra de no máximo 300 palavras. Cada Autor ou Organizador poderá apresentar no máximo 1 proposta.

 

SOBRE O RESUMO

O resumo da comunicação poderá ser enviado exclusivamente pelo site, utilizando o formulário específico para isso. Não poderá ultrapassar 300 palavras. Termos em grego ou em outros alfabetos não-latinos deverão ser obrigatoriamente em Unicode, não podendo ser utilizadas quaisquer fontes especiais para tal fim.


O Resumo de cada um dos participantes em Painéis ou Sessões Temáticas coordenadas deverá ser enviado pelo Coordenador por eles responsável até o prazo indicado para isso, utilizando o formulário específico. É necessário, todavia, que no momento da sua submissão todos os integrantes do painel ou sessão já tenham realizado sua inscrição.

LEMBRETE: o prazo final para inscrição de comunicação é 15 de fevereiro de 2013.